Cavaleiros da Verdade

Sempre à procura de justiça!

quarta-feira, outubro 04, 2006

Educação Social: Uma Profissão de Valor

O ser humano é um ser complexo, com inúmeros factores associados. Para o compreendermos e para conseguirmos obter sucesso em qualquer tipo de intervenção realizada com este, necessitamos de conhecer cada um desses factores. Este trabalho torna-se também ele complexo e o mesmo acontece com o Social, onde temos de, em primeira análise, perceber a causa dos problemas, com todos os seus factores inerentes, para só depois podermos intervir. Aqui reside a chave para uma possível intervenção de sucesso.
O trabalho social revela-se muitas das vezes ingrato e certamente mal remunerado. Depois de percebermos e juntarmos todos os factores (todas as peças do puzzle) temos ainda de promover a participação dos interessados, o que nem sempre é fácil e se torna ainda mais difícil quando se tem a Educação como meio para atingir o fim pretendido.
O Educador Social vê-se diariamente destinado a lutar contra a falta de hábitos, princípios e valores básicos para a maioria dos seres humanos, tornando essa luta ainda mais complexa quando estas lacunas já provêm de anteriores gerações. É um trabalho realizado com uma entrega total e um grande amor pela “causa” de aos poucos e poucos ir tornando este mundo um bocadinho melhor. Mundo este que também terá de ser melhor (mais justo) para estes profissionais reconhecendo-lhes o seu mérito e trabalho e pagando-lhes de acordo com a sua formação superior e não como meros técnico-profissionais. Não foi certamente para esta realidade que fizemos um investimento tão grande e, para quem não sabe, convém salientar que o Educador Social não trabalha 7 ou 8 horas por dia, mas sim 24 horas, na medida em que é impossível desligarmo-nos de problemáticas tão graves, com um simples “picar de ponto”
Um bem-haja a todos estes profissionais de Valor.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home

 
Hits Since August 20, 2006!

Free Counter by Pliner.Net
singles, shopping, search, classifieds