Cavaleiros da Verdade

Sempre à procura de justiça!

segunda-feira, março 20, 2006

Suicídio em Portugal

Como sabem a minha formação é em Psicologia e o tema do suicídio sempre me interessou, não porque alguma vez tenha pensado em cometer suicídio mas porque sempre me fascinou (se é que posso utilizar esta palavra) descobrir as razões que levam um indivíduo a tentar escapar à vida desta forma.
Assim, deixo-vos com um artigo relativo aos resultados divulgados no VI Simpósio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia:
"Portugal tem uma taxa anual de seis suicídios por cada cem mil habitantes, um dos valores mais baixos da Europa, revelam os dados divulgados na abertura o VI Simpósio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia (SPS). No início do encontro, a decorrer na Covilhã, o presidente da SPS, Bessa Peixoto, deu nota que «a zona mediterrânea é aquela onde se registam menos suicídios no continente europeu». Por outro lado, Odemira regista uma das mais elevadas taxas de suicídio no conjunto dos municípios da Europa, na ordem das 50 mortes por cada 100 mil habitantes O responsável adiantou que no «Sul do país, há mais suicídios que no Norte», um fenómeno que está associado à desertificação e à menor religiosidade da população, explicou. Segundo cita o Diário Digital, desemprego, velhice, doença, pobreza ou alguns tipos do foro psicológico são outros factores associados ao suicídio em Portugal. Por género, o Continente apresenta uma maior taxa de suicídio nos homens, que ultrapassa em três vezes os casos das mulheres. Nas regiões autónomas, a diferença cresce para cinco. Bessa Peixoto deu nota que «os serviços de saúde mental têm de estar preparados para fazer diagnósticos precoces, a fim de detectar atempadamente comportamentos suicidários».«Simpósios como este são decisivos para o avanço dos estudos e da investigação, que possam depois ser aplicados em consultas nas unidades de saúde», concluiu o responsável."

5 Comments:

  • At março 24, 2006 10:02 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    O suicídio é de facto um assunto interessante, um acto de coragem muitas vezes pensado mas de difícil concretização.
    Boa notícia o facto de Portugal ter uma tão baixa taxa de suicídio, preocupante a concentração desta situação numa faixa territorial. Enquanto profissionais e sobretudo enquanto pessoas temos de estar atentos aos sinais. Mas, também contribuir para a desmistificar esta situação e o modo preconceituoso e desrespeitoso com que as pessoas se insurgem para com aqueles que cometem estes actos.

     
  • At março 26, 2006 11:37 da tarde, Blogger BlueDragon said…

    Pareçe que vou ter de obrigar alguém a cometer suicídio por andar a divulgar a data do meu aniversário...

     
  • At março 26, 2006 11:40 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ah!!! Do que depeendo deste post é que tem-se que viver em Portugal continental, na região Norte do país e ser MULHER para se ter menos propenso ao suícidio.
    Viva as Mulheres do Norte carago!!!

     
  • At março 26, 2006 11:41 da tarde, Blogger BlueDragon said…

    Pequeno pormenor Redcell, e ser do F.C.Porto pois aumenta a vontade de viver...

     
  • At dezembro 04, 2006 5:08 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Estou neste momento a estudar o suicídio em Odemira, no contexto da tese de doutoramento, e tenho a percepção que para além de todos os factores, os de índole cultural também inflenciam o suicídio nesta região. Ana Paula

     

Enviar um comentário

<< Home

 
Hits Since August 20, 2006!

Free Counter by Pliner.Net
singles, shopping, search, classifieds